Soa
23 de julho de 2024
O Método Picture Exchange Communication System (PECS) é uma abordagem amplamente utilizada para ajudar indivíduos com dificuldades de comunicação, especialmente crianças autistas, a desenvolver habilidades comunicativas. Criado por Andrew Bondy e Lori Frost em 1985, o PECS baseia-se no uso de imagens como meio de comunicação, permitindo que os usuários troquem essas imagens para expressar desejos, necessidades e pensamentos. Este método tem sido um recurso valioso em muitas terapias e programas educacionais para autismo devido à sua eficácia comprovada.
A comunicação é uma habilidade essencial para a interação humana e o desenvolvimento social. Para crianças com autismo, essa habilidade pode ser significativamente comprometida, dificultando a expressão de suas necessidades e emoções.
O Método PECS surge como uma ferramenta poderosa para superar essas barreiras, utilizando imagens como um ponto de partida para a comunicação. Ao permitir que crianças autistas utilizem figuras para se comunicar, o PECS não apenas melhora a capacidade de expressão, mas também promove a independência e a interação social.
Neste artigo, exploraremos detalhadamente como o Método PECS funciona, seus benefícios, etapas de implementação e exemplos práticos de sua aplicação no tratamento para autismo.
O PECS é um sistema de comunicação alternativa que utiliza cartões com figuras para representar palavras, frases ou conceitos.
A ideia principal é que a criança aprenda a trocar esses cartões com figuras para obter o que deseja ou para comunicar uma necessidade. Por exemplo, uma criança que deseja um biscoito pode entregar um cartão com a imagem de um biscoito para o seu cuidador como forma de pedir.
Os objetivos principais do PECS são:
Aumentar a comunicação funcional, permitindo que a criança comunique suas necessidades e desejos de maneira eficaz.
Promover a independência, ensinando a criança a iniciar a comunicação por conta própria.
Melhorar a interação social, facilitando interações mais ricas e significativas com outras pessoas.
O PECS é dividido em seis fases distintas, cada uma com objetivos específicos e progressivos. Vamos detalhar cada uma dessas fases:
Nesta fase inicial, a criança aprende a trocar uma imagem por um item ou atividade desejada. Dois facilitadores são geralmente necessários: um que apresenta o objeto desejado e outro que guia a mão da criança para pegar e entregar a imagem. A ênfase está em ensinar a criança que trocar a imagem resulta em uma recompensa.
A segunda fase concentra-se em incentivar a criança a buscar ativamente e a pegar a imagem de forma independente para trocá-la pelo item desejado. O objetivo é aumentar a espontaneidade e a independência da criança na comunicação.
Aqui, a criança aprende a discriminar entre duas ou mais imagens para escolher a que representa o item desejado. Inicialmente, as imagens são visivelmente diferentes, mas gradualmente se tornam mais similares para aprimorar as habilidades de discriminação visual da criança.
Nesta fase, a criança começa a construir frases simples usando uma tira de frase (sentence strip). A frase começa com “Eu quero” seguida da imagem do item desejado. Por exemplo, a criança colocará a imagem de um biscoito após as palavras “Eu quero” para formar uma frase completa.
A quinta fase foca em ensinar a criança a responder à pergunta “O que você quer?” usando a tira de frase. A criança aprende a formar a frase completa em resposta à pergunta, promovendo uma comunicação mais interativa.
Finalmente, a criança aprende a fazer comentários e a usar a comunicação para outras funções além de solicitar itens. Isso inclui responder a perguntas como “O que você vê?”, “O que você ouviu?” e “O que é isso?”. Esta fase amplia as habilidades comunicativas da criança para incluir comentários e descrições.
O PECS oferece vários benefícios para crianças autistas e outros indivíduos com dificuldades de comunicação:
Melhoria na comunicação, as crianças aprendem a expressar seus desejos e necessidades de forma clara e compreensível.
Aumento da autonomia, a habilidade de iniciar a comunicação independentemente aumenta a confiança e a independência da criança.
Redução de comportamentos desafiadores, a comunicação eficaz pode diminuir frustrações e comportamentos desafiadores que resultam da incapacidade de se expressar.
Desenvolvimento de habilidades sociais, o uso de PECS promove interações sociais positivas, ajudando a criança a se envolver mais com os outros.
Para entender melhor como o PECS funciona na prática, vamos considerar alguns exemplos:
Em casa
Uma criança pode usar o PECS para pedir comida, brinquedos ou atividades favoritas. Por exemplo, ao querer brincar com um carrinho, a criança entrega a imagem de um carrinho ao cuidador para solicitar a brincadeira.
Na escola
O PECS pode ser usado para pedir materiais escolares, ajuda do professor ou para se envolver em atividades de grupo. A criança pode entregar a imagem de um lápis para pedir um lápis ou a imagem de um livro para indicar que quer ler.
Na terapia
Durante sessões de terapia, o PECS pode ser integrado para ajudar a criança a expressar seus sentimentos, pedir pausas ou escolher atividades terapêuticas. Por exemplo, se a criança estiver se sentindo cansada, pode entregar a imagem de uma cama ou de um sofá para indicar que precisa descansar.
Para garantir uma implementação bem-sucedida do PECS, considere as seguintes dicas:
O Método (PECS) Picture Exchange Communication System, é uma ferramenta poderosa para ajudar crianças autistas a desenvolver habilidades de comunicação funcional. Com a utilização de imagens para representar palavras e frases, o PECS permite que essas crianças expressem suas necessidades e desejos de maneira clara e compreensível.
As seis fases progressivas do PECS guiam a criança desde a troca básica de imagens até a formação de frases completas e comentários. Com a implementação consistente e o apoio adequado, o PECS pode transformar a vida de crianças autistas, promovendo a independência, a interação social e a redução de comportamentos desafiadores.
O Espaço Desenvolver é uma clínica especializada em autismo e está comprometida em utilizar métodos eficazes como para proporcionar um ambiente de aprendizado e crescimento para todas as crianças sob seus cuidados.
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